31 March 2012

Iberian Championship

Passaram já mais de 2 semanas desde o último post. Desde então, como tinha dito, decorreu dia 17 de Março mais uma organização do CPOC, desta vez em Lisboa. De manhã realizou-se em Monsanto o I Troféu de Estafetas do CPOC, evento a contar para o Circuito Nacional de Estafetas, de onde saliento a fraca adesão por parte dos clubes a este tipo de provas que seriam excelentes e únicas oportunidades para alguns atletas treinarem as partidas em massa bem como para simular as estafetas, prova esta que muitos consideram ser a festa da orientação.
Percurso dos Seniores Masculinos
Da parte da tarde houve uma prova local no mapa de Caselas, prova na qual tracei parte dos percursos.
Percurso Difícil F/M

Na quarta-feira seguinte estive no Jardim da quinta do Marquês a ajudar numa actividade de orientação de 2 escolas de Oeiras. Estiveram ali presentes 260 crianças, algumas a experimentar pela 1º vez a nossa modalidade, outras já com algumas noções de orientação e leitura do mapa, mas o que realmente foi fantástico ver foi o entusiasmo com que todas partiam, como sprint'avam até ao triângulo ainda sem sequer saberem onde era o 1º ponto...
Master da actividade
No fim de semana passado fui até Adamuz, perto de Córdoba, para correr na primeira etapa do Campeonato Ibérico (tendo deixado de haver selecções para esta competição, agora o campeão é o melhor no total das 6 provas das duas etapas, uma em Portugal e outra em Espanha). As 3 provas realizaram-se no mesmo mapa, num terreno de fácil progressão onde o desafio foi sempre mais físico do que técnico.
Sábado de manhã, prova de distância média, praticamente só falhei os pontos 16 e 23, mas fisicamente perdi bastante tempo, principalmente mais na parte final onde o desnível era bastante acentuado. Fui 7ª, parciais aqui.
Sábado à tarde, sprint em floresta no outro lado da estrada, novamente bastante desnível, algumas tomadas de opções e daí algumas más escolhas de itinerário da minha parte. Fui 4ª, parciais aqui.
Domingo de manhã, a mesma arena do dia anterior, o mesmo mapa mas obviamente bem maior de modo a possibilitar a prova de distância longa (WRE). Senti novamente algumas dificuldades físicas mas perdi também bastante tempo com um erro no ponto 8, má opção para o 10, 14, 15 e erro no 18. Fui 5ª, parciais aqui. Podem ainda ser vistas as opções dos vários atletas no RouteGadget.
Com o somatório destas 3 provas estou em 5º lugar, faltando agora mais 3 provas (a realizar depois do Verão) para apurar a Campeã Ibérica. Todas as informações aqui.

Ontem foi o meu último dia de aulas antes de uma semana de pausa para a Páscoa. Não vai ser propriamente uma semana de descanso, já que segunda-feira de madrugada parto, juntamente com grupo de selecção sénior, para Espanha. Lá iremos passar uma semana, nos primeiros dias a treinar perto de Sória e nos últimos dias a participar nos Campeonatos de Espanha, em Cáceres.   

Boa Páscoa para todos, 
Mariana

No comments:

Post a Comment