11 April 2012

3 months left! / TC in Spain

Mais uma Páscoa que passou, uma semana de férias que acabou e um excelente estágio que se realizou. Como tinha dito, passei toda a última semana em Espanha. Primeiro perto de Sória e depois em Plasencia. Nos primeiros dias treinámos sempre bi ou tridiário, pelo que os dias foram muito intensos. Foi muito bom poder voltar aos mapas em que corri no EYOC 2010, principalmente naqueles que me trazem boas memórias :)
Entre outros treinos, fizemos um treino de partidas (6 pequenos loops), multi-técnicas (no mapa da distância longa), nocturna (no mapa onde tínhamos treinado as estafetas), testámos percursos para futuras competições, fizemos um treino de estafetas (no mapa da estafeta do EYOC, e do 4º lugar =D) e um treino de sprint com qualificatória e final em Sória.
Night-O
Start Loops A1 (1/6)
Start Loops E2 (2/6)
Multi-técnicas - Cruz de la Piedra

Mass Start
Sprint Qualification
Sprint Final
Chegámos então na quinta-feira à noite a Plasencia, onde ainda fomos até ao mapa do model event aproveitar os últimos minutos de luz solar, já com bastantes quilómetros e cansaço nas pernas. Apesar do terreno ter bastantes semelhanças com o Alentejo, com base no que vimos no mapa do model event, sabíamos que a cartografia não era de todo a que estávamos habituados (facilmente visível nos mapas, onde por exemplo estão marcadas mil e uma árvores!)
Sexta-feira, distância longa. Comecei logo a perder tempo no 1º, 2º, 3º,4º e o culminar foi quando perdi completa noção de onde estava quando ia para o 5º ponto. Após perder alguns minutos a tentar relocalizar-me num local completamente errado e depois de olhar para a grande parte do percurso que ainda faltava, decidi vir embora. Que me lembre, foi a primeira vez que desisti de uma prova, ainda que estivéssemos a encarar estas provas como situações de treino já que estávamos ali a correr com um grande grau de cansaço acumulado.
CEO Long
Sábado de manhã, Estafetas! Fiz a 2ª pernada e parti a 2 minutos da frente. Estava-me a correr bastante bem a prova até que cheguei ao ponto 9 e ao desviar-me demasiado para a esquerda, estava a procurar o ponto no sítio errado, mas nesse mesmo ponto não fui a única a perder tempo já que foi aí que passei a atleta que tinha partido em 1º. Acabei por passar o testemunho na frente e terminámos a estafeta em 3º :)
CEO Relay
Sábado à tarde, prova de sprint. Num mapa que poderia ter proporcionado percursos bastante desafiantes,    no meu escalão apenas havia uma opção que tinha de facto interesse, pelo que a prova se demonstrou maioritariamente física. Acabei em 5º, 45 segundos atrás da primeira.
CEO Sprint
Domingo, distância média. A mesma arena das outras provas de floresta, o mesmo mapa. Comecei bem, sem grandes perdas de tempo, até que no 9º ponto novamente perdi mais de 2 minutos e a partir daí, para além do tempo que perdi fisicamente nas duas grandes subidas a seguir, ainda perdi mais um minuto e meio com itinerários que poderiam ter sido bem mais certeiros. Fui novamente 5ª, com mais 3min40 que a vencedora. Todos os resultados.
CEO Middle
Foi então uma excelente semana de treinos, tendo ainda chegado a casa a tempo do jantar de Páscoa.
Se tudo correr como espero, exactamente daqui a 3 meses estarei já a meio do JWOC! Estas semanas vão passar super rápido e não há tempo a perder. O próximo desafio são os 4 dias do Minho, onde estão incluídos os Campeonatos Nacionais de distância Longa e Estafetas. 
Dia 19 de Maio decorre em Lisboa o XX Troféu de Orientação do CPOC, uma jornada dupla de sprints, de manhã em Alfama, Castelo e Baixa e à tarde no Parque Eduardo VII. Uma excelente oportunidade de experimentar e praticar orientação na nossa Capital. Mais informações aqui.

Mariana

No comments:

Post a Comment