13 March 2012

Back in Viseu

Ainda nem um mês passou desde o POM e os mapas desta mesma competição já estão a ser muito bem aproveitados para estagiar.
Depois de um estágio do grupo sénior (ao qual não fui) na semana passada, este fim de semana foi a vez do grupo de selecção jovem ir até Viseu e Sátão realizar mais um estágio.

Com um programa bastante completo, todo o tempo foi ocupado com reuniões e treinos. Nas reuniões foram-nos transmitidas as ideias que os técnicos defendem ser as melhores para conseguirmos alcançar os nossos objectivos, sendo que na base das mesmas estão sempre as palavras-chave: Dream, Commitment, Experience, Focus. Numa das sessões, cada "grupo" fez uma pequena apresentação sobre as diferentes provas em que iremos participar em Junho/ Julho, no JWOC e EYOC (para os mais novos).  
Sábado passámos o dia no mapa do Sr. do Crasto  e de manhã realizámos um treino de relocalização, um pouco diferente do que costumamos fazer, já que íamos em grupos e com um técnico que nos levava até um certo local (estando os atletas sem o mapa) e partir do mesmo tínhamos de nos orientar até um ponto.
Sábado à tarde tivemos um treino triplo, já que realizámos um percurso em linha, seguido de um percurso de pontos de ataque e azimutes e para terminar um treino de escolhas de itinerários. Devido à dificuldade, não só técnica mas também física, que encontramos neste mapa, cada um destes treinos durou bastante tempo, pelo que eu e a maior parte dos atletas se sentiu muito cansado e acabou por não terminar o 3º treino. Soubemos depois que um dos objectivos desta tarde era mesmo levar-nos até um certo limite das nossas capacidades físicas e fazer com que nos superasse-mos, pois não sabemos que adversidades virão no futuro e se iremos encontrar tais dificuldades nas provas para as quais estamos a treinar, pelo que é fundamental ter a capacidade de não desistir e lutar sempre até ao final, principalmente nesse importante momento. Esse objectivo não foi então cumprido, mas é certo que ficou a mensagem.



Domingo ficámos por Sátão, mais propriamente no mapa do Sr. dos Caminhos (onde estávamos alojados), e lá realizámos um treino de estafetas, mas também este com um novo formato.
Em equipas de 5 atletas, tínhamos de realizar em equipa os 8 primeiros pontos, sendo que após o fazer, o chefe de equipa (o elemento mais novo) distribuía os restantes 11 pontos (score) pelos elementos da equipa.
 No próximo fim de semana irá realizar-se em Monsanto (Lisboa) o I Troféu de Estafetas do CPOC, evento a contar para o Circuito Nacional de Estafetas. A prova irá realizar-se de manhã mas à tarde haverá uma prova adicional na mata de Caselas. Apareçam e tragam a família. :) Mais informações aqui.
Eu irei estar na equipa técnica da organização (na montagem dos pontos) e sou também traçadora de parte dos percursos da tarde.

No comments:

Post a Comment