23 January 2012

And the project is rolling :)

Iniciou-se neste fim semana o longo processo que será levado a cabo pelo grupo de selecção jovem. Novos técnicos (Norman Jones e Hélder Ferreira, entre outros elementos que também irão estar presentes nos vários estágios),  algumas ideias novas, alguns novos atletas, mas o mesmo rumo, o EYOC e o JWOC 2012. 
Foi o primeiro, de vários estágios que se seguirão, e ocorreu nas casas da FPO na Marinha Grande, que já muito têm sido úteis para este tipo de iniciativas.
Nestes estágios os técnicos não estarão presentes para nos ensinarem orientação mas sim para nos ajudar a tornar-mo-nos melhores orientistas.

Sábado de manhã, após uma reunião de apresentação, fomos testar os 3000 metros na pista. Neste momento estes tempos não são de todo importantes pois estamos no início da época, mas servem essencialmente para posteriormente podermos compará-los com os tempos que iremos realizar daqui a uns meses, ver a nossa evolução, averiguar se o treino está resultar, pois o importante é estarmos no nosso pico de forma na altura da grande competição. Fiz 11'48'', 1 segundo a menos que o meu anterior melhor registo, mas com certeza que este tempo é para baixar bastante nos próximos meses.

De seguida fomos até à Nazaré para fazer um treino de sprint, onde o objectivo não era de todo treinar a componente técnica neste tipo de provas, já que o percurso era bastante simples, mas sim obter tempos, para depois analisar, em algumas pernadas de igual distância mas com declives diferentes. 
Nessa tarde realizámos mais um treino de sprint, desta vez utilizando o mapa da Marinha Grande, onde fizemos um treino de multitécnicas urbano. Neste, tínhamos um percurso (quase) formal, sendo que num dos pontos tínhamos de agarrar noutros excertos do mapa e realizar alguns pontos a correr no limite, em memória e em "vai-vém", sendo essencial manter uma elevada concentração.
Multitécnicas urbano - Marinha Grande

Seguiram-se mais reuniões onde se abordaram vários aspectos relacionados com o futuro deste grupo. De salientar que foi implementado um pensamento positivo, que continuaremos a "Crescer como Grupo" e que agora o lema é "Go for Gold". Cada um de nós tem agora um porta-chaves, que deverá andar sempre connosco, onde consta a competição para a qual trabalhamos este ano, este lema e outras palavras-chave.      

Domingo fomos até ao mapa de Pedreanes, no qual, num dos cantos, estão estas casas da FPO, onde realizámos teste de terreno. Aqui repetimos a abordagem a alguns pontos, de forma a comparar a diferença de tempos entre, por exemplo, numa opção ir a direito e subir todo o monte ou contorná-lo fazendo mais desnível mas subindo menos, descer e subir num caminho com areia ou fazê-lo na floresta, 10 metros ao lado.. Este treino serviu essencialmente para que cada um de nós se possa aperceber de como pode tirar vantagem numa opção, de acordo com estes dados.
Teste de terreno - Pedreanes

Podem consultar todos os mapas e resultados aqui. O próximo estágio para a selecção jovem será só em Março, já que em Fevereiro muitos dos fins de semana estarão ocupados com competições.
Até lá resta a todos os atletas continuarem a fazer o "trabalho de casa", pois esse é a base de tudo.

Saiu na semana passada a convocatória para a Taça COMOF e eu estou na lista dos 8 atletas convocados para representar Portugal em Alicante nos dias 11 e 12 de Fevereiro.

Mariana

No comments:

Post a Comment