08 February 2012

CPOC´s Weekend

E este foi o 5º fim de semana (seguido) do ano repleto de Orientação :) o 5º de muitos mais que aí virão, já que pelo menos até Abril todos os fins de semana serão ocupados com provas ou estágios!
Desta vez estive bem perto de casa, num estágio do CPOC, tendo sido o mais participado dos últimos 4 organizados.
Sábado de manhã fomos até ao mapa de Vale de Cavalos, já bastante conhecido por grande parte dos orientistas portugueses, onde realizámos um treino de linha sendo que no início tínhamos duas opções longas. Nesta zona o terreno por si só já é bastante "sujo", mas agora no inverno a vegetação está ainda maior e a progressão é muito difícil em algumas partes. Fiz bastantes erros, alguns por não perceber bem a cartografia, outros por me ter desviado devido à vegetação e acabei por não ver grande partes dos pontos colocados ao longo da "linha". Fiz praticamente todo o treino a andar, demorei mais de 1h30 e ainda assim não me livrei de ficar toda picada.
Opções + Linha - Vale de Cavalos
À tarde fizemos um treino de memória em bloco, onde levávamos um bloco com várias folhas onde estavam impressos excertos do mapa com uma pernada. Antes de partir tínhamos de memorizar a opção para o primeiro ponto e assim que partíamos virávamos a página e enquanto íamos até ao ponto 1 memorizávamos a opção para o 2, quando controlávamos o 1, já tínhamos de ter o 2 decorado e assim virar a página e começar a memorizar o ponto 3, e sempre assim, sendo que mais para o fim tínhamos de memorizar 2 pontos de cada vez. Apesar deste mapa (de Janes) já ter alguns anos, eu nunca tinha corrido no mesmo. Foi um treino bastante interessante onde foi preciso manter sempre a concentração. Acabei por cometer um erro no 5º ponto pois não vi a rua em que deveria ter entrado. Perdi também bastante tempo na abordagem a outros pontos pois o mapa estava desactualizado e algumas passagens marcadas são agora áreas privadas.
Memória em bloco - Janes
Ao fim da tarde tivemos a reunião de análise técnica, o que é fundamental para que os treinos tenham um rendimento ainda maior.

Domingo fomos até ao mapa mais perto de minha casa, o do pinhal da Sarrazola/ Colares. Um pinhal bastante agradável também já utilizado mais do que uma vez. Sendo um dos grandes objectivos deste dia o convívio, realizámos um percurso de estafetas de 2 elementos. Fui a 1ª a partir e por isso parti "em massa", e contrariamente ao que deveria acontecer, deixei-me levar pelos outros atletas e tomámos uma opção que eu, pelo menos se tivesse mantido a calma e olhado bem para o mapa, não teria certamente tomado. Apesar de que o 1º ponto era aproximadamente à mesma "altura" que o triângulo, o grupo da frente subiu todo o monte para contornar os verdes, que eram bem passáveis. Cheguei juntamente com eles à zona do ponto 1 mas este era um ponto de dispersão e perdi (eu, o Alex e também a minha irmã) ali mais de 4 minuntos, tendo ido primeiro aos outros 2 pontos ali existentes. Acabei por ficar logo atrasada para a dianteira, não tendo no entanto cometido mais nenhum erro significativo (apenas alguns desvios) até ao final. 
Estafeta - Colares
Após este treino, o Tiago Aires tinha ainda preparado um percurso de curvas de nível para quem quisesse. Como já vem sendo habitual, este foi realizado sem bússola, nem os meridianos estavam marcados, existindo apenas  as curvas de nível e os verdes no mapa. Gostei bastante deste treino, foi pena ter ficado sem memória no Garmin e só ter reparado no final que não estava a registar a minha rota.
Curvas de Nível - Colares 
Ainda neste dia realizou-se também o almoço de convívio do CPOC, seguido da entrega de prémios relativa à época de 2011. Fiquei a saber que fui a melhor "sprinter" feminina do clube, através do Ranking dos Sprints Finais do CPOC =)

Sexta-feira voarei até Alicante, onde já estará desde o dia anterior o resto da comitiva portuguesa que participará na Taça COMOF. Vou correr no escalão de júniores, sendo que nessa tarde iremos correr um sprint que não conta para a classificação desta competição, sendo sábado a prova de distância média, onde terei 3,3km, e domingo a prova de distância longa, tendo o meu percurso 6,2 km.
Será um bom "aquecimento" para a grande competição que aí vem: o POM 2012 (faltam 10 dias!)

   

No comments:

Post a Comment