07 June 2013

STOP, RESTART, STOP...

4 meses! 4 meses passaram desde a última vez que aqui escrevi. Falta de tempo às vezes, falta de vontade noutras...

Um resumo muito breve do que se passou desde então:
POM'13 - comecei relativamente bem, acabei de rastos (no 4º dia nem sei o que as minhas pernas pareciam)

XIV MOC- comecei bem e fui acabar mal na longa; muitos erros na média

Gafanhori "O" Meeting - bastante boa prova no sábado, dois grandes erros no domingo

Estágio em Peguerinos - correu bastante bem, senti-me em forma e adorei os mapas e terrenos

Campeonatos de Espanha - foi aqui que o rumo da minha época mudou. Começou com uma distância longa com zonas do mapa a fazer-me lembrar "Cheleiros e Montelavar" e onde quase todos os portugueses tiveram más prestações. O segundo dia era dia de estafetas e as aspirações eram grandes. Ambas as equipas portuguesas ganharam a todas as outras constituídas por espanhóis no escalão sénior, mas foi nesta prova que me lesionei. Parti em massa e logo  a caminho do terceiro ponto torci o pé. Fiquei lá algum tempo parada, consegui voltar a andar e depois a correr e consegui terminar a prova (se não fossem estafetas não o deveria ter feito) com um erro lá para o meio. Seguiu-se a Vera, depois a Raquel e acabámos por vencer com uma margem significativa. 
Apesar de que pensava(mos) que a entorse não seria nada de especial, acabei por não correr nem o sprint nem a distância média. Esperava então, 2 ou 3 dias depois voltar a treinar.


Tal não veio acontecer. Comecei a fisioterapia na terça feira seguinte (as estafetas tinham sido sábado) e comecei logo por não poder participar no Troféu de Orientação da Cabreira.

No fim de semana seguinte era a prova do CPOC no Vale do Rossim e, tal como estava estabelecido há muito tempo, estava na equipa técnica. Fui então montar e desmontar pontos sempre a andar e bem protegida.  O mesmo aconteceu na semana seguinte, em que me tinha comprometido para a equipa técnica do Mundial de Desporto Escolar. Passei assim quase uma semana no Algarve na organização do mundial ISF. Foi então aí que voltei a correr...2 vezes 20 minutos bem lentos.

Voltei então às aulas e à fisioterapia. A entorse em si já estava quase curada, mas continuava com uma grande "pressão" no tendão de Aquiles. Os tratamentos continuaram e a corrida não voltou a acontecer. 

Depois na minha Bênção de Finalistas, fui domingo participar no Campeonato Nacional de Sprint, tendo corrido nas duas semanas anteriores apenas 15 minutos. Obviamente que não estava à espera de grande coisa, mas fiquei surpreendida por ter ficado em 6º e "só" a 1 minuto da Vera. Não tive dores a correr e na quinta feira seguinte tive "permissão" para voltar a correr e para deixar de ir à fisioterapia. 


Treinei então 30', 35', 40', e 40' e foi aqui que tive pela primeira vez uma nova dor (perto da virilha). Ignorei pois nos dias seguintes não me doeu (também não corri nesses dias). 3 dias depois a dor voltou a aparecer enquanto treinava, descansei no dia seguinte e a dor desapareceu. Depois deste dia de descanso, voltei a correr e a dor lá veio ter comigo outra vez. 2 dias depois lá estava eu novamente na fisioterapia! Sem perceberem exactamente onde era a dor (pois tal como nos dias anteriores, passado dois dias a dor desaparecia), voltei a correr nessa quinta feira (a antes dos camp. nacionais). Sexta a dor tinha voltado e as hipóteses eram esta ser nos músculos Costureiro, Recto Femoral ou Psoas.

No entanto decidi participar nos Campeonatos Nacionais de Média e Estafetas. No sábado, como não tinha treinado na sexta, a dor não estava presente quando parti, mas rapidamente apareceu. Para além do muito tempo perdido fisicamente, perdi muito tempo estupidamente num só ponto (mais de 6 minutos), o que resultou numa classificação medíocre. Domingo, a prova onde queria mesmo participar, correu como esperávamos. Parti em massa e inicialmente estava cheia de dores mas rapidamente, com toda a adrenalina, a dor "diminuiu" e com um erro de 1 minuto apenas no final, consegui passar o testemunho em primeiro. A Susana conseguiu manter-nos na frente e a Vera aumentou em muito a vantagem. Renovámos assim o título que já pertencia ao CPOC :)

Claro que depois deste fim de semana a dor permaneceu e posso mesmo dizer que piorou, pois manteve-se sempre e não desapareceu nos dias seguintes tal como acontecia antes. Fisioterapia e mais fisioterapia, uma ecografia e aqui continuo eu sem treinar (agora nem bicicleta posso fazer :s)

Já estou melhor, pelo menos a dor tem vindo a diminuir bastante, tal como seria de esperar já que sou completamente sedentária há duas semanas. Não sei quando voltarei a correr, talvez já não falte muito, mas em princípio não participarei nas próximas provas. Não tenho também grandes objectivos para os próximos tempos, sendo o maior objectivo a longo (já não tão longo) prazo o EOC.

Resta-me agora esperar que isto se cure e estudar para os últimos exames.

Beijinhos
Boa sorte para todos os convocados para o JWOC e WOC

Mariana

7 comments:

  1. Obrigada, já não deve faltar muito :p

    ReplyDelete
  2. És grande, se mesmo lesionada fazes o que fazes..vais ficar boa dentro de pouco e vais arrasar no EOC! :)

    ReplyDelete
  3. Thanks Veri :) e não vou, vamos!

    ReplyDelete
  4. Mariana comback to Poland.

    ReplyDelete
  5. Jestem biegaczem na orientację z Warszawy.Biegam od 1983 roku.

    ReplyDelete