31 December 2012

Two Thousand and Twelve

Bem, e estando a menos de 24 horas de entrar em 2013, venho aqui fazer um pequeno balanço do que foi para mim o ano de 2012.

Primeiro dia do ano e surgiu a primeira mensagem neste blog. Durante o mês de janeiro ainda escrevi com alguma regularidade, algo que veio a mudar nos restantes meses.
Foi neste primeiro mês que iniciei a época com algumas provas e também o primeiro estágio de selecção. 

Em fevereiro vieram mais estágios e a primeira chamada à selecção da época, desta vez para correr a taça COMOF em Alicante. Relativamente às competições, destaque para o Portugal "O" Meeting onde a minha prestação não foi de todo a melhor, tendo sido o meu dia de prova preferido o do WRE (o 3º dia de prova, sendo o 1º no mapa do Sr. dos Caminhos).

Março foi mês de mais estágios e provas, sendo as mais importantes a primeira etapa do Campeonato Ibérico (em Córdoba) e as duas provas organizadas pelo CPOC em Monsanto e Caselas.

Chegou abril e chegou a altura de me deslocar pela 3ª vez do ano a Espanha. Férias da Páscoa e lá estava eu a participar em mais um estágio da selecção. Os primeiros dias foram dedicados a treinos bi ou tri-diários  em Sória (voltámos inclusive a correr nos mapas do EYOC 2010) e nos últimos dias participámos nos Campeonatos de Espanha.

Foi então de 28 de abril a 1 de maio que se realizaram os primeiros campeonatos nacionais do ano. Sagrei-me vice-campeã nacional de distãncia longa e campeã nacional de estafetas, título alcançado pela primeira vez na história do CPOC em séniores femininas.
Maio foi também o mês do regresso das "LunaRun" em Lisboa, mas também outro evento de orientação se realizou na capital, o XX Troféu de Orientação do CPOC.

Com junho chegou o fim das aulas mas também o início da época de exames. Quanto à orientação portuguesa, este foi o mês onde se disputaram os restantes campeonatos nacionais. Sagrei-me campeã nacional de sprint, esta que foi a minha primeira medalha de ouro individual no escalão sénior e fui 3ª no campeonato nacional de distância média. 
Foi também neste mês que me sagrei campeã nacional universitária de orientação.

E chegou julho, mês onde se enquadrava a competição para a qual tinha treinado nos meses anteriores, o JWOC. Foi então aqui que chegou também a grande desilusão do ano para mim. Não consigo apontar uma única prova que me tenha corrido bem durante esta semana, e consequentemente, não cumpri nenhum dos objectivos que tinha traçado para este campeonato. Esta que foi a minha última competição internacional enquanto júnior, e na qual desperdicei qualquer última oportunidade de fazer algum bom resultado.
Depois da Eslováquia passei mais uma semana na Suíça a, literalmente, observar o WOC.

Agosto = Férias

No início de setembro fiz as minhas últimas provas de orientação do ano em Portugal, já que dia 25 deste mês foi o dia em que iniciei um novo período na minha vida, ERASMUS na Polónia.

Em outubro, já com um clube polaco, participei em algumas provas e treinos em Varsóvia. Foi também no final deste mês que, pela primeira vez na minha vida, vi nevar e corri com neve!

Novembro, ou o mais fácil de todos em polaco: "listopada", não foi mês de grande mudanças, só de temperaturas! Fui a cracóvia e Auschwitz no inicio do mês e a Gdánsk e Sopot no final. Foi nesta altura que  começou também o troféu de provas de orientação nocturnas em Varsóvia.

No último mês do ano aproveitei os últimos dias desta primeira e grande parte do tempo de erasmus antes de voltar a Portugal para passar o Natal com a família. 

Resumindo e concluindo, apesar de que gostaria que algumas coisas tivessem corrido de forma diferente, 2012 foi um ano positivo e de onde destaco:

- duas medalhas de ouro e uma de prata nos campeonatos nacionais;
- maus resultados no JWOC;
- 2º lugar no ranking da Taça de Portugal. Enquanto estive em Portugal participei em 100% das competições mas abandonei o mesmo quando faltavam 10 provas para terminar a época.
- 20 anos e os meus tempos de jovem/júnior já não voltam mais
- ERASMUS

Resta-me então desejar a todos umas boas entradas e que 2013 seja melhor do que este que passou!


See you next year,
Mariana


2 comments: