07 June 2012

Silver+Gold+Gold+Bronze

E foi neste primeiro fim de semana de Junho que se disputaram os Campeonatos Nacionais das distâncias de Sprint e Média, estes que estavam incorporados no NAOM (que já vai da 6ª edição).
Gold Medalists :)
Sábado disputaram-se os títulos de campeões de Sprint em duas etapas, uma de manhã em floresta e outra urbana à tarde dentro das muralhas da vila de Marvão.
No ano passado não tinha tido a oportunidade de correr por este título devido a lesão, mas este ano sentia-me motivada para alcançá-lo já que no JWOC é principalmente na prova de sprint que quero apostar.
Na etapa da manhã, apesar da escala ser de 1/5000 num mapa não urbano, entrei bem no mapa sendo que o primeiro tempo perdido foi no ponto 9 onde deveria logo ter optado por contornar as falésias e não atravessá-las como fiz, perdendo mais de 30 segundos. O primeiro grande erro foi no 14º ponto, onde não controlei bem as pedras e acabei por perder mais de um minuto. Quase no final acabei por perder mais 45 segundos no ponto 18, não propriamente pela opção que escolhi mas sim porque o muro supostamente transponível que se encontra a Este do ponto tinha talvez uns 2 metros. Tinha sido a primeira do escalão a partir e quando cheguei pensei que o meu tempo (23min05seg) iria ser claramente batido devido ao tempo que tinha perdido. Tal não se sucedeu já que todas as outras atletas perderam muitíssimo mais tempo e assim fui para a etapa da tarde com uma confortável vantagem de 4 minutos :) (no 17º ponto em vez de tirar lap no garmin, parei o percurso por engano)

Tarde de sábado, Sprint urbano em Marvão. Parti sem qualquer tipo de pressão já que praticamente só um "mp" me faria sair do 1º lugar. O percurso foi bastante desafiante e o mapa demonstrou-se muito bom para a prática de orientação. Não cometi nenhum erro grande mas cometi algumas escolhas de itinerários um pouco duvidosas. Acabei por vencer também esta etapa e sagrei-me assim Campeã Nacional de Sprint, o primeiro título individual a correr em seniores. (nesta etapa levei uma câmara para filmar o meu percurso, vou tentar ter acesso às imagens e depois publicarei o vídeo aqui)

Domingo realizou-se o Campeonato Nacional de Distância Média e aqui a história foi completamente diferente da do dia anterior. Num mapa com umas zonas brancas bastante agradáveis, e que me fizeram lembrar alguns terrenos da Europa Central, surgiram percursos bastante duros. Nesta prova comecei logo a perder tempo nos primeiros pontos e no ponto 4, onde fiz uma opção muito parva, já ia a perder mais de 3 minutos. A juntar 1min30 no ponto 6, 2min15 no 12, 1min10 no 19, 3min30 no 20 (onde não consegui apanhar o amarelo) e pelo menos mais 3 perdas de 30 segundos, acabei a 10 minutos do 1º lugar da Joana. Fui então 3º lugar neste Campeonato Nacional com 1hora de prova!

Todos os resultados aqui. Reportagem no Orientovar.

Agora que estão realizados todos os Campeonatos Nacionais (falta apenas o Absoluto no final da época), apesar de algumas prestações menos conseguidas faço um balanço bastante positivo desta minha primeira participação nos mesmos a correr em seniores, neste que é o meu último ano de júnior.
Campeonato Nacional de Longa: Prata
Campeonato Nacional de Estafeta: Ouro
Campeonato Nacional de Sprint: Ouro
Campeonato Nacional de Média: Bronze

Aproveito também este post para divulgar um vídeo que demonstra muito bem o que foi a prova do CPOC em Lisboa no dia 19 de Maio:


Estou agora em época de exames, o que não significa que haja uma pausa na orientação. Este fim de semana vou estar na Marinha Grande a participar num estágio direccionado para todos os convocados para as competições internacionais (EYOC, JWOC e WOC). No fim de semana a seguir participarei no Campeonato Nacional Universitário também na Marinha Grande no sábado e no domingo numa prova de nível II em Santo André.

Hoje é dia 7, o que significa que falta exactamente 1 MÊS PARA COMEÇAR O JWOC!!! 

Mariana



2 comments: