09 January 2012

...and the season is open :)

Tal como tinha escrito na última mensagem, foi já neste sábado que se iniciou a época de 2012 com uma jornada dupla de orientação em Arraiolos.

Manhã - Estafeta: primeira etapa pontuável para o novo circuito nacional de Estafetas. Neste circuito só existirão os escalões de jovens, séniores e veteranos (em cada um dos géneros), sendo que de etapa para etapa as equipas podem ser alteradas. 
Desta vez corri nos jovens femininos, tendo sido o terceiro elemento da equipa que era também constituída pela Vera Alvarez e pela minha irmã, a Beatriz Moreira. Adaptado ao escalão, o percurso era bastante simples mas ainda assim cometi um erro no 3º ponto, o que me custou cerca de 40 segundos, tendo concluído os 3,2km (3,7km no garmin) em 19'08''. Era o último elemento e parti para o meu percurso já com uma enorme vantagem, tendo esta sido superior a 40 minutos no final da prova. É pena que no total do escalão só estivessem em prova 3 equipas, acrescentando o facto de serem constituídas por atletas mais novas.

Tarde - Média: primeira prova do troféu OriAlentejo. Também nesta competição, de forma a aumentar a competitividade, o número de escalões é reduzido, existindo para cada género o de iniciação, o fácil, o médio e o difícil, no qual participei. 
A arena era a mesma que a da prova da manhã, mas o mapa abrangia uma outra parte. Parti bem, tendo tido apenas algumas hesitações nas zonas dos primeiros pontos, mas ao chegar ao 9º ponto, um parcial que deveria ser de pouco mais de 2 minutos, transformou-se em mais de 10. Hesitei logo antes de chegar exactamente à zona o ponto e depois, inconscientemente, comecei a aplicar a conhecida técnica do caracol. Tentei identificar os diversos elementos (bem grandes) ali presentes de forma a atacar o ponto, mas sempre sem sucesso, já que estava a cometer um erro de paralelismo e continuava sempre a "Este", pelo que ali permaneci perto de 8 minutos. Éramos já perto de 10 atletas (algumas do meu escalão e que tinha já ultrapassado e outros de outros escalões) à procura daquela baliza. Entretanto a "tão procurada" foi encontrada e foi aí que se juntou também ao grupo a Vera, sendo que fomos as duas juntas até ao final.
Completei os 5,6km (7,11km no garmin) em 47'04'', tendo o erro naquele ponto sido crucial. Terminei em 3º, atrás de uma atleta Finlandesa (1ª) e da Vera (2ª).

Apesar de ter planeado continuar o fim de semana em Arraiolos, no estágio do CPOC, a faculdade falou mais alto e tive de abdicar de um treino nocturno e de outro no domingo para estudar para o exame que tive hoje à tarde.

Foi um excelente dia de orientação, com duas óptimas provas para começar a Época. É pena a pouca adesão dos atletas, principalmente dos clubes mais a norte. Espero que tanto o Circuito Nacional de Estafetas como o OriAlentejo venham a ter mais participantes nas próximas etapas, de forma a aumentar o nível da competição, pois o nível dos mapas e da organização começou já elevadíssimo. Resultados aqui.    

Mariana

ps: assim que conseguir publicarei o vídeo, filmado com a head cam do Miguel Silva, da minha prova na estafeta :)

    

1 comment: