13 May 2012

LUNARUN & DNO

LUNARUN, o que é isto? Vou defini-la em 4 palavras: Noite + Corrida + Orientação + Diversão

É então uma espécie de prova de orientação organizada pela Nike que se realiza às quintas-feiras à noite em Lisboa, com partida e chegada no Largo de Camões.

Os participante reúnem-se às 20h30 neste mesmo local, sendo que alguns minutos depois são distribuídos os mapas (uma espécie de mapa turístico da cidade) onde estão assinalados 5 pontos e dá-se de seguida a partida em massa. 
Para concluir a prova cada participante tem de controlar (pela ordem que quiser) 4 destes pontos onde se encontram elementos da organização, sendo que um dos pontos é obrigatório. No final o primeiro rapaz e a primeira rapariga a chegar ganham uns ténis e há ainda pizza e bebida para todos os participantes. Têm sido vários os orientistas a aderir a esta actividade, sendo que nas últimas edições tem havido sempre um orientista no pódio. Nesta última semana eu e o Fábio Silva fomos os vencedores :)

O meu trajecto (o Garmin não chegou a localizar satélites)... Nas duas próximas quintas-feiras estamos lá novamente xD

Passando ao fim de semana, ontem foi dia de jornada dupla de prova de nível II. Fui então até à Ota e Alenquer. Prova de distância média de manhã, num terreno onde 80% do meu percurso se realizou numa zona de Eucaliptos. Não gosto particularmente deste tipo de terreno, falhei cerca de 3min e apesar de ter partido às 9h33 o calor era imenso.
Distância Média - Ota
De tarde a prova de sprint realizou-se em Alenquer, num mapa com algumas ruelas mas acima de tudo com bastantes escadarias. Foi um percurso com algumas opções interessantes para tomar mas acima de tudo muito físico.
Sprint - Alenquer
Fui 1ª classificada em ambas as etapas, numa prova que apesar de contar para a Taça de Portugal, foi muito pouco participada. Será a crise?

Hoje, DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO, fui até ao Estádio Universitário onde o CPOC organizou uma actividade para comemorar este dia. Tal como mais de uma centena de pessoas, realizei lá, pela primeira vez, um treino de orientação. 
DNO


E estamos agora a uma semana do XX Troféu de Orientação do CPOC, prova esta que se realiza também em Lisboa e na qual ainda se podem inscrever! As inscrições para os escalões de competição acabam amanhã (o prazo foi alargado) mas para os escalões abertos as inscrições podem ser feitas até no próprio dia. Não faltem, vai valer a pena! =D

Mariana

ps: Boa sorte para os 5 portugueses que iniciam amanhã o Campeonato da Europa de Séniores que se está a realizar na Suécia!

08 May 2012

Silver, Gold and 2 months left! :)

Pois é, e já se realizaram os primeiros Campeonatos Nacionais da época. Como tinha dito, este ano pela 1ª vez corri, tanto na distância longa como nas estafetas, em seniores.

Campeonato Nacional de Distância Longa: comecei a perder tempo logo nos primeiros pontos. Sem falhas muito muito grandes, cometi vários erros de 30 a 60 segundos que me levaram a uma desvantagem de 4min24seg no final da prova. Medalha de prata, tendo ido o ouro para a Raquel Costa e o bronze para a Joana Costa :)
CNDL
Campeonato Nacional de Estafetas: WINNERS! se de partida sabíamos que tínhamos boas hipóteses, depois de a Liliana surpreender tudo e todos e entregar o testemunho 3 minutos na frente, a confiança aumentou ainda mais. Limitei-me a fazer uma prova regular, entregando o testemunho à Vera com 9 minutos de vantagem. Após 3 percursos éramos então Campeãs Nacionais de estafetas em seniores, a primeira vez na história do CPOC! O segundo lugar foi para o COC e o terceiro para o Gafanhori. 
CNE

Sprint na Vila do Gerês: há muito tempo que não perdia tanto tempo num sprint. Do ponto 11 ao 14 perdi cerca de 2min30. 3 erros seguidos, falta de antecipação depois do 1º? Algo a melhorar! Ainda assim, devido às poucas participantes neste dia de prova, fui 1ª no escalão.
Sprint CiNU
Distância Média: acho que posso considerar que foi a minha pior prova da época até agora. Erros atrás de erros, tendo mesmo perdido 6 minutos numa pernada de 1 minuto e pouco. Fui 6ª, 12 minutos atrás da Joana.  
Distância média
Estas provas contavam para os 4 Dias do Minho, troféu o qual acabei por vencer. Todos os resultados aqui.
Pódio das Estafetas
No sábado passado estive em Lisboa a testar os percursos para a prova de dia 19 de Maio. Falo do XX Troféu de Orientação do CPOC , prova que decorre nas ruas de Lisboa e na qual recomendo vivamente que participem! Desafios não vão faltar :)

















Sábado foi ainda dia (Noite) de Tiomila. Estafeta que tento sempre acompanhar e na qual pretendo, brevemente, participar.

Deixo agora aqui, alguns meses após ter prometido, o vídeo com o meu percurso na estafeta que se realizou em Arraiolos em Janeiro.

Por último (mas o mais importante!), estou oficialmente convocada para o JWOC! Faltam exactamente 2 meses para esta competição, e a ansiedade começa agora a crescer cada vez mais =D

Até à próxima,
Mariana