31 March 2012

Iberian Championship

Passaram já mais de 2 semanas desde o último post. Desde então, como tinha dito, decorreu dia 17 de Março mais uma organização do CPOC, desta vez em Lisboa. De manhã realizou-se em Monsanto o I Troféu de Estafetas do CPOC, evento a contar para o Circuito Nacional de Estafetas, de onde saliento a fraca adesão por parte dos clubes a este tipo de provas que seriam excelentes e únicas oportunidades para alguns atletas treinarem as partidas em massa bem como para simular as estafetas, prova esta que muitos consideram ser a festa da orientação.
Percurso dos Seniores Masculinos
Da parte da tarde houve uma prova local no mapa de Caselas, prova na qual tracei parte dos percursos.
Percurso Difícil F/M

Na quarta-feira seguinte estive no Jardim da quinta do Marquês a ajudar numa actividade de orientação de 2 escolas de Oeiras. Estiveram ali presentes 260 crianças, algumas a experimentar pela 1º vez a nossa modalidade, outras já com algumas noções de orientação e leitura do mapa, mas o que realmente foi fantástico ver foi o entusiasmo com que todas partiam, como sprint'avam até ao triângulo ainda sem sequer saberem onde era o 1º ponto...
Master da actividade
No fim de semana passado fui até Adamuz, perto de Córdoba, para correr na primeira etapa do Campeonato Ibérico (tendo deixado de haver selecções para esta competição, agora o campeão é o melhor no total das 6 provas das duas etapas, uma em Portugal e outra em Espanha). As 3 provas realizaram-se no mesmo mapa, num terreno de fácil progressão onde o desafio foi sempre mais físico do que técnico.
Sábado de manhã, prova de distância média, praticamente só falhei os pontos 16 e 23, mas fisicamente perdi bastante tempo, principalmente mais na parte final onde o desnível era bastante acentuado. Fui 7ª, parciais aqui.
Sábado à tarde, sprint em floresta no outro lado da estrada, novamente bastante desnível, algumas tomadas de opções e daí algumas más escolhas de itinerário da minha parte. Fui 4ª, parciais aqui.
Domingo de manhã, a mesma arena do dia anterior, o mesmo mapa mas obviamente bem maior de modo a possibilitar a prova de distância longa (WRE). Senti novamente algumas dificuldades físicas mas perdi também bastante tempo com um erro no ponto 8, má opção para o 10, 14, 15 e erro no 18. Fui 5ª, parciais aqui. Podem ainda ser vistas as opções dos vários atletas no RouteGadget.
Com o somatório destas 3 provas estou em 5º lugar, faltando agora mais 3 provas (a realizar depois do Verão) para apurar a Campeã Ibérica. Todas as informações aqui.

Ontem foi o meu último dia de aulas antes de uma semana de pausa para a Páscoa. Não vai ser propriamente uma semana de descanso, já que segunda-feira de madrugada parto, juntamente com grupo de selecção sénior, para Espanha. Lá iremos passar uma semana, nos primeiros dias a treinar perto de Sória e nos últimos dias a participar nos Campeonatos de Espanha, em Cáceres.   

Boa Páscoa para todos, 
Mariana

13 March 2012

Back in Viseu

Ainda nem um mês passou desde o POM e os mapas desta mesma competição já estão a ser muito bem aproveitados para estagiar.
Depois de um estágio do grupo sénior (ao qual não fui) na semana passada, este fim de semana foi a vez do grupo de selecção jovem ir até Viseu e Sátão realizar mais um estágio.

Com um programa bastante completo, todo o tempo foi ocupado com reuniões e treinos. Nas reuniões foram-nos transmitidas as ideias que os técnicos defendem ser as melhores para conseguirmos alcançar os nossos objectivos, sendo que na base das mesmas estão sempre as palavras-chave: Dream, Commitment, Experience, Focus. Numa das sessões, cada "grupo" fez uma pequena apresentação sobre as diferentes provas em que iremos participar em Junho/ Julho, no JWOC e EYOC (para os mais novos).  
Sábado passámos o dia no mapa do Sr. do Crasto  e de manhã realizámos um treino de relocalização, um pouco diferente do que costumamos fazer, já que íamos em grupos e com um técnico que nos levava até um certo local (estando os atletas sem o mapa) e partir do mesmo tínhamos de nos orientar até um ponto.
Sábado à tarde tivemos um treino triplo, já que realizámos um percurso em linha, seguido de um percurso de pontos de ataque e azimutes e para terminar um treino de escolhas de itinerários. Devido à dificuldade, não só técnica mas também física, que encontramos neste mapa, cada um destes treinos durou bastante tempo, pelo que eu e a maior parte dos atletas se sentiu muito cansado e acabou por não terminar o 3º treino. Soubemos depois que um dos objectivos desta tarde era mesmo levar-nos até um certo limite das nossas capacidades físicas e fazer com que nos superasse-mos, pois não sabemos que adversidades virão no futuro e se iremos encontrar tais dificuldades nas provas para as quais estamos a treinar, pelo que é fundamental ter a capacidade de não desistir e lutar sempre até ao final, principalmente nesse importante momento. Esse objectivo não foi então cumprido, mas é certo que ficou a mensagem.



Domingo ficámos por Sátão, mais propriamente no mapa do Sr. dos Caminhos (onde estávamos alojados), e lá realizámos um treino de estafetas, mas também este com um novo formato.
Em equipas de 5 atletas, tínhamos de realizar em equipa os 8 primeiros pontos, sendo que após o fazer, o chefe de equipa (o elemento mais novo) distribuía os restantes 11 pontos (score) pelos elementos da equipa.
 No próximo fim de semana irá realizar-se em Monsanto (Lisboa) o I Troféu de Estafetas do CPOC, evento a contar para o Circuito Nacional de Estafetas. A prova irá realizar-se de manhã mas à tarde haverá uma prova adicional na mata de Caselas. Apareçam e tragam a família. :) Mais informações aqui.
Eu irei estar na equipa técnica da organização (na montagem dos pontos) e sou também traçadora de parte dos percursos da tarde.

04 March 2012

days & days

Há bastante tempo que não escrevo. Não só porque não tenho tido muita disponibilidade mas também porque a vontade não tem sido muita. 
Depois do último post participei em várias competições e treinos, podendo destacar o POM e o MOC. Entre estas duas competições fiquei com alguns atletas do Gafanhori na Figueira da Foz a treinar, sendo que realizámos 2 treinos com a selecção Francesa (um dos treinos consistia num Control Picking com 100 pontos) e participámos também na Estafeta Hotel Quiaios, na qual 90% dos atletas eram estrangeiros. 
Competitivamente, foram 7 provas (+ sprint nocturno) em 9 dias e infelizmente não posso dizer que alguma destas provas me tenha corrido minimamente bem, o que considero bastante grave. Senti sempre bastantes dificuldades físicas e cometi em todos os percursos bastantes erros.

Os terrenos espectaculares em que as provas do POM se realizaram são de facto inovadores no que diz respeito aos terrenos que tínhamos até agora cartografados em Portugal, e até posso admitir ser este um dos factores para algumas das dificuldades que senti, principalmente na progressão, mas na Marinha Grande não há qualquer justificação "externa" possível para as minhas más prestações, visto que nos últimos meses temos tido imensos estágios na zona. Bem sei que todos os atletas têm as suas más fases e tenho pena que a minha tenha sido nesta altura em que tantos atletas estrangeiros de topo se encontram a treinar no nosso país, o que é sempre uma oportunidade de avaliarmos a nossa situação actual e tentarmos competir com eles. No entanto, é preferível que esta fase se dê agora do que depois em Julho no JWOC. Espero que estas performances melhorem bastante daqui para a frente, vou trabalhar para isso :)
Deixo aqui os mapas das várias provas e treinos. Com o simples registo do GPS é fácil avaliar as minhas más prestações.
POM 2012 - dia 1
POM 2012 - Sprint Nocturno
POM 2012 - dia 2
POM 2012 - dia 3 (WRE)

POM 2012 - dia 4
Prólogo Sprint - Praia da Tocha
Final Sprint - Praia da Tocha
ControlPicking 100 pontos
Estafeta Hotel Quiaios
MOC - Longa (WRE)
MOC - Média
Este fim de semana poderia estar a treinar em Viseu no estágio do grupo de selecção sénior mas optei por ficar por casa (pela 1ª vez este ano) para pôr alguns trabalhos em dia e também para descansar um pouco mais. Hoje de manhã realizou-se mais uma vez um mexa-se mais (organização do CPOC e da CM Oeiras) e para além de ter ido ajudar, aproveitei para treinar, fazendo um percurso longo de sprint no mapa de Oeiras.

Até à próxima,

Mariana